sexta-feira, 28 de março de 2008

Aniversário de 459 anos de Salvador

Salvador completa 459 anos, repleta de paisagens que mesclam o antigo com o novo que se deseja fazer. Ao olharmos a capital baiana de um ponto distante da Baía de Todos os Santos, percebemos as nuances do tempo nas edificações. De um lado, construções de casas miúdas e prédios de pouca altura formam o lado mais antigo da cidade; do outro lado, edifícios altos dão o tom da parte mais nova de Salvador. Claro que essas diferenças entre lados não se restringem só a arquitetura e o tempo de sua existência, estão intrinsecamente ligadas aos contrates sociais da capital baiana – aí é preciso saber “de que lado você samba, você samba de que lado?”.

A cidade de São Salvador ainda tem ares bem provincianos, em comparação com outras capitais com semelhante grau de importância. Talvez seja esse o charme de Salvador: não é grande, mas também não é pequena. È uma cidade em desenvolvimento, que ainda mantém “uma cara de interior” em alguns pontos, como é o caso do subúrbio que é uma cidade dentro da cidade.

De Tomé de Souza aos tempos atuais essa cidade foi palco de revoluções sociais e culturais, que fez dela um lugar que si diferencia e ao mesmo tempo si une com os demais cantos do Brasil. Sua gente si mistura com seus diversos tons de marrom, vermelho e amarelo fazendo disso aqui um verdadeiro caleidoscópio.

FELIZ ANIVERSÁRIO SALVADOR.

5 comentários:

Lucas Reis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas Reis disse...

O que mais gosto em nossa cidade é a sua diversidade cultural, que nos mantêm parecidos com muitos ao mesmo tempo que nos faz singulares. Tô achando interessante descobrir as similaridades culturais de Salvador com o resto da América do Sul.

Unknown disse...

um dia ainda vou conhecer salvador...hehehe

quer parceria?

Paula Borges disse...

depende da parceria jhony....

Unknown disse...

vem jhony salvador érr muito lindaa minha cidade q eu amuu =P