quarta-feira, 12 de março de 2008

Gandhi – O homem X O mito

Conhecer a biografia de Gandhi é, ao mesmo tempo, entender o processo de descolonização da Índia. É uma história marcada por lutas, religiosidade, política, preconceito, intolerância e filosofia de vida.
Visto como um mito religioso, Mahatma Gandhi era acima de tudo um homem que buscava o auto-conhecimento, o auto-controle e entendia que sua missão era lutar por uma Índia (ou por que não dizer um mundo) mais justa, solidária e pacífica. E para isso não usava da força bruta, fundamentava suas ações nos princípios do Satyagraha (firmeza na verdade) para combater o regime imperialista britânico, de forma não-violenta. Com sua voz miúda, Gandhi conseguia mobilizar multidões pregando a não-violência.
O cenário inicial foi a África do Sul, onde como advogado, enfrentou a arrogância racista e defendeu os interesses dos indianos que moravam neste país. A viagem à África do Sul não tinha grandes objetivos. Gandhi – recém formado – foi enviado para ajudar juristas locais a redigirem uma ação judicial, mas o preconceito racial elevado ao extremo alimentou o seu desejo de justiça e a gota d’água ocorreu quando ele foi espancado sem motivos.
Vejo a figura de Gandhi com algo emblemático, seus movimentos fundiram religião e política num mesmo emaranhado. A primeira era o meio usado para disseminar os valores normalmente pregados pela segunda. Sempre preocupado com o amor entre as pessoas, flagelou seu corpo várias vezes com longos jejuns no intuito de aumentar sua percepção e sensibilizar o povo quando a situação era de conflito.
A prisão foi sua morada por vários momentos, mas isso nem de perto atingiu sua influência, pelo contrário isso só aumentava o amor e admiração que o povo tinha por Bapu (pai). Usava esses momentos com muita dignidade, humildade e sabedoria. Sempre com sua roca de fiar, Mahatma passava horas fazendo tecido; escrevia cartas, artigos, respondia as correspondências; e meditava por longas horas.
Gandhi foi um sábio líder pacifista, com grande amor à humanidade que lutou contra o gigante império britânico e o falso progresso da civilização moderna baseada no lucro. Uma luta travada com diplomacia e não-violência da sua parte. Mas apesar de conseguir mobilizar multidões a resistir pacificamente, isso nem sempre era possível.
A partir da biografia de Mahatma Gandhi, vejo-o como um grande homem que buscou sua evolução e da humanidade também, mas isso não exclui o homem Mohandas Karamchand Gandhi com suas dificuldades nas relações familiares e sua intolerância em alguns casos. Foi um homem consciente dos seus erros e da sua missão.

2 comentários:

Roselí Araújo disse...

"Não quero que minha casa seja cercada por muros de todos os lados e que as minhas janelas estejam tapadas. Quero que as culturas de todos os povos andem pela minha casa com o maximo de liberdade possivel"

Penso sempre nesse dizer de Mohandas Gandhi.

Anônimo disse...

eu fiz um trabalho sobre Gandhi,eu achei muito interessante sua histÒria de vida,ele se dedicou muito para defender o povo da India,eu acho que as pessoas deveriam seguir seu exemplo.